Na manhã deste sábado (13/08), estivemos no bairro Santo Antônio, realizando um levantamento para implementação de projetos sociais na região. O bairro está localizado na zona Sul de Teresina, às margens da Rodovia BR 316. A ocupação do bairro Santo Antônio teve início por volta da década de 60, no entanto a intensificação de tal processo, na referida área, ocorreu entre os anos de 1971 a 1980.

A comunidade é contemplada com 05 espaços para a prática de esportes e 03 praças compondo as áreas de lazer do bairro. Além dos espaços insuficientes para a prática de esportes, o bairro não possui equipamentos comunitários e estruturas suplementares, tais como biblioteca pública e espaços culturais, o que denota a falta de ação do poder público em relação a investimentos na formação intelectual e cultural da população residente nesse bairro. 

A periferia abriga tanto os principais talentos como as principais adversidades. Neste cenário, graves problemas básicos acarretam em desafios diários para um jovem se consolidar no futebol. Sabemos que ser jogador é um sonho de milhões de brasileiros; e o privilégio de poucos. O país do futebol deve muito fora de campo. As condições adversas do cenário nacional explicam a trajetória árdua de um possível craque.

A partir desse levantamento, a ACIS pretende desenvolver ações e projetos para atender a comunidade do bairro Santo Antônio, principalmente no esporte.


Dê sua opinião: