Na última quarta-feira (15), a I FENAFES - Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária recebeu, no Centro de Convenções de Natal, em Ponta Negra-RN, a exposição "Viveres e (Re)viveres das Quebradeiras de Coco Babaçu", da cineasta piauiense Fátima Guimarães. Mais conhecida como Fafá, a cineasta é coordenadora da Unity Filmes - Núcleo de Cinema e Vídeo da ACIS e atualmente está produzindo o documentário "Histórias de Alice", um filme que relata a luta das quebradeiras de coco do interior do Piauí.

A mostra traz uma seleção de imagens de mulheres de comunidades extrativistas do estado do Piauí, além de produtos alimentícios e artesanal derivados do coco babaçu e produzidos pelas próprias quebradeiras. A exposição contou com visitação gratuita durante os cinco dias da feira e, além da degustação e venda de produtos da agricultura familiar no stand do Piauí, o público pôde aproveitar encontros, palestras, seminários e muitas atrações culturais promovidos pelo evento.

A feira é uma co-realização entre Governo do Estado Rio Grande do Norte e a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do RN – UNICAFES, voltada ao fomento e à valorização da agricultura familiar nordestina.

Mais do que espaço de comércio e empreendimento, a feira tem ainda o caráter de reafirmação da identidade cultural nordestina. E isso por meio de saberes e sabores que caracterizam o seu povo nordestino, que constam da programação, como o “Sabores da Terra” e o Festival Gastronômico. Há ainda shows de artistas de destaque regional e nacional que tem atraído a população potiguar e turistas.


Dê sua opinião: